• Aft Digital

Como uma equipe em sintonia pode melhorar o desempenho da sua empresa

Se o ritmo da sua empresa é intenso, você sabe que precisa contar com uma equipe em sintonia para que todas as atividades sejam realizadas dentro do prazo e com máxima qualidade. Trabalhar em equipe pode ser um desafio. Porém, é fundamental para que os negócios funcionem de forma saudável e gerem retorno positivo.


Uma equipe bem integrada e que trabalha em sintonia resulta em maior produtividade. Por isso, os gestores devem estar atentos para manter os colaboradores motivados e as atividades sempre alinhadas. Desta forma, a equipe estará apta a resolver qualquer imprevisto e a propor melhorias para otimizar os processos.



Veja seis dicas de como motivar a sua equipe e mantê-la sempre em sintonia:


  1. Os colaboradores precisam estar alinhados com os princípios da empresa. Por isso, explique a missão, os valores e a visão da sua empresa. Além disso, alinhe metas e objetivos com o time, pois, desta forma, os colaboradores compreendem a importância de suas atividades cotidianas.

  2. Os funcionários devem ser apaixonados pelo que fazem. Portanto, é papel do gestor manter esta paixão acesa. Seja uma liderança participativa, se envolva na elaboração das metas, mas também nas atividades diárias das equipes. Desta forma, você ajuda a equipe a cumprir seus objetivos.

  3. A comunicação interna deve ser muito eficiente! Garanta uma comunicação sem ruídos e, caso haja um problema, resolva de imediato. Além disso, valorize e reconheça as boas práticas da sua equipe. Programas de incentivos contribuem muito para aumentar a performance dos colaboradores e, consequentemente, dos negócios.

  4. Crie rotinas de feedback, organizando uma agenda regular de conversa entre gestores e colaboradores. É importante que o funcionário saiba o impacto do seu trabalho nos resultados da empresa, tanto positivo quanto negativo.

  5. Invista em um ambiente de trabalho saudável e no desenvolvimento do capital humano. Mantenha sempre uma postura equânime e tenha foco na qualidade de vida. Evite o estresse e crie políticas mais flexíveis, como pausas para descanso, home office em dias alternados, calendário de folgas, etc.

  6. Crie um esquema de rodízio das atividades da sua equipe. Trocar as funções de tempos em tempos é uma maneira de motivar os funcionários e fazer com que todos conheçam melhor as atividades dos seus colegas. Além disso, permite ao colaborador sair um pouco da rotina, adquirir novas habilidades, propor melhorias e até descobrir novos talentos.


Fale conosco e invista na sua presença online!

7 visualizações0 comentário