• Aft Digital

Como criar conexão emocional entre as pessoas e a sua marca

Para criar uma conexão emocional entre as pessoas e uma marca é preciso colocar o ser humano no centro das estratégias de marketing. Só assim é possível criar uma conexão de valores entre consumidor e marca, já que a identificação envolve os lados emocional e racional da pessoa.


Um estudo realizado pela Deloitte Digital considera que o estado emocional do consumidor é a ferramenta ideal para construir lealdade às marcas. Nutrir afetivamente as pessoas é essencial para criar vínculos de afinidade e estimular preferências.


Segundo a pesquisa, fatores racionais, como preço, por exemplo, são mais determinantes nos primeiros estágios do relacionamento com a marca, mas tendem a se depreciar com o tempo e dar lugar a valores mais subjetivos.


Humanize sua marca


Para que uma marca tenha confiança no mercado, ela precisa compartilhar aspirações e valores com as suas comunidades e estabelecer uma conexão real com os consumidores. Isso significa deixar o cliente ser o centro das atenções. Faça com que a sua marca seja acessível e mantenha um canal aberto de conversa com os consumidores, onde elas possam contribuir e participar da construção deste relacionamento.


Foque na experiência humana

O Human Experience é a criação de experiências centradas nas pessoas. A ideia é deixar de vê-los apenas como consumidores, mas sim como pessoas cheias de sentimentos e emoções. Quando esta forma de ver o cliente é aplicada no marketing, gera resultados significativos na identificação com a marca. O Human Experience não é consumo ou o uso por si só, e sim uma conexão com o propósito das pessoas a ponto do seu produto/serviço se tornar relevante na vida dela.


O propósito dá sentido às coisas, humaniza e engaja em torno de um objetivo comum. Além disso, é importante praticar a empatia, ser autêntico e construir uma história em torno da marca. Estes fundamentos ajudarão o seu negócio a se aproximar do seu público e a criar uma relação emocional e de valor.


Quer ajuda para humanizar a sua marca? Entre em contato conosco!