• Aft Digital

5 dicas infalíveis para uma estratégia de comunicação eficiente

Há muitos fatores a se considerar ao construir uma estratégia de comunicação. Não só existem inúmeros canais para expor a sua marca, como também há diversas maneiras de fazê-lo, diferentes referências e casos de sucesso a considerar, e muito mais.


Por isso, listamos abaixo cinco dicas infalíveis para uma estratégia de comunicação eficiente. Anote e dê o primeiro passo para transformar a comunicação da sua empresa!



1. Converse com suas personas

Durante muito tempo, a comunicação e o marketing trabalharam pensando no público-alvo. De fato, esse é um conceito muito importante, que enumera as características dos potenciais clientes de uma empresa para entender como chegar até eles, como faixa etária, gênero, estado civil, hábitos de compra, região do país. O público-alvo é muito bom para definir os canais de veiculação de uma campanha, por exemplo, pois você consegue entender se os ouvintes de um programa de rádio estão dentro do seu público.


A persona, por outro lado, cria um perfil semifictício para o consumidor de uma marca, dando-lhe detalhes específicos. Nesse sentido, em vez de uma faixa etária, você sabe a idade exata da persona; ela tem nome, preferências pessoais, uma história de vida, dúvidas e dificuldades com as quais a sua empresa pode ajudar. Essa humanização do seu público faz com que seja mais fácil entendê-lo. Assim, para cada estratégia desenvolvida e cada peça criada, sua equipe pode se perguntar como a sua persona reagiria – e assim, melhorá-las.


2. Comunique o que o seu possível cliente quer ou precisa saber

É comum querermos contar para os nossos clientes e futuros clientes as novidades da marca. No entanto, é preciso entender quais delas são de fato interessantes para eles. Por mais que a comunicação parta da empresa e deva servir aos seus objetivos, ela deve ser interessante ao próprio consumidor.


3. Escolha os canais certos para sua marca

Esqueça quem diz que uma empresa deve estar presente em todas as redes sociais possíveis. Uma estratégia de comunicação eficiente deve contar com ações certeiras, quase cirúrgicas. Por isso, uma marca que tem como principais clientes pessoas acima de 60 anos não precisa estar no Tik Tok, e assim por diante!


4. Tenha a coerência como padrão

Temas quentes e memes podem ser ótimas oportunidades para mostrar o posicionamento de uma marca ou simplesmente engajar seus seguidores. Mas só vale a pena se o assunto fizer sentido dentro da empresa! Só vale a pena entrar em debates sobre questões sociais, por exemplo, se houver uma política corporativa que lide com essas questões na companhia. Em suma, não é aconselhável utilizar as cores do arco-íris no dia do Orgulho LGBT se não há qualquer trabalho de diversidade no quadro de funcionários da empresa, por exemplo.


5. Foque nos objetivos

Por fim, não faça nada só “por fazer”. Não esteja no Facebook, Instagram ou LinkedIn se não for publicar bons conteúdos nestes canais. Cada ação de uma estratégia de comunicação precisa ter um objetivo bem definido: ampliar a visibilidade da marca; aumentar as vendas durante um período específico; crescer o engajamento nas redes sociais. Assim, você poderá analisar se as ações realizadas tiveram o resultado esperado, e adquirir conhecimento para as próximas!


Quer ter uma estratégia de comunicação eficiente? Converse com a gente!


14 visualizações0 comentário