CASES
Arquipélago da Madeira
O Arquipélago da Madeira é um território português situado em meio ao Oceano Atlântico. Dotado de paisagens magníficas e diversas atrações, tem sua economia baseada nas atividades turísticas: o segmento representa um quarto do PIB madeirense e cerca de 17% da oferta de empregos.
Para divulgar suas atrações aos diferentes mercados e atrair viajantes ao destino, a Madeira conta com a Associação de Promoção da Madeira, órgão responsável por sua promoção turística.
O Brasil sempre foi um potencial mercado para a Madeira devido à sua ligação com Portugal. Em 2016, começamos o atendimento desta conta de assessoria de imprensa e relações públicas, com o objetivo de difundir o destino no Brasil e favorecer sua consolidação como escolha dos viajantes brasileiros em Portugal.
Desafios
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Gerar conteúdo relevante e fortalecer o destino Madeira;
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Mostrar ao público os diferenciais do arquipélago que possam gerar desejo de uma viagem;
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Converter o interesse gerado em viagens, aumentando o número de visitantes provenientes do Brasil.
Estratégias
Iniciamos a estratégia em assessoria de imprensa e relações públicas para promover a divulgação do destino Madeira e corroborar o crescimento do mercado brasileiro, priorizando os resultados positivos nas mídias e ROI mais elevados. Entre as ações desenvolvidas estão:
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Planejamento estratégico para promoção da Madeira no Brasil;
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Produção de press releases com temas diversos e de interesse dos viajantes;
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Interface com a imprensa, com negociações entrevistas para os porta-vozes da Associação de Promoção da Madeira;
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Desenvolvimento de ações de relacionamento com jornalistas e influenciadores digitais;
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Acompanhamento nas principais feiras e eventos do segmento de turismo, promovendo a organização de uma agenda para os porta-vozes com a imprensa local e ações especiais no stand do destino;
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Organização e acompanhamento de press trips;
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Atendimento proativo das demandas da imprensa.
Resultados
Arquipélago da Madeira no programa Globo Repórter
Iniciamos as negociações com a produção do Globo Repórter para a realização de um episódio completo sobre o Arquipélago da Madeira, organizando os temas abordados no programa, fazendo a interface com as principais fontes para as reportagens e sanando dúvidas de logística. O episódio completo sobre o destino, apresentado pela repórter Dulcinéia Novaes, foi ao ar em novembro de 2019, obtendo um ROI (Return on Investment) que superou os € 8 milhões. A ação também gerou diversas reportagens em portais de grande alcance, como o G1.com.
Influenciadores digitais na Ilha da Madeira
Fomos responsáveis pela organização e desenvolvimento de uma viagem para influenciadores digitais brasileiros em dezembro de 2019. A viagem, realizada em parceria com a companhia aérea TAP Portugal, contou com os perfis Lia Camargo, Prefiro Viajar e Destinos Imperdíveis, obtendo um ROI (Return on Investment) equivalente a € 326 mil, além de um grande alcance da audiência dos três perfis, que somados superam 1,5 milhão de seguidores no Instagram, rede social de extrema relevância para fomentar o mindset de viajantes.
Impacto
Em 2016, início do atendimento da conta, a Madeira tinha o Brasil como o seu 17º mercado emissor, registrando 24,8 mil pernoites de viajantes brasileiros e 7,2 mil hóspedes provenientes do país.
Em 2019, o Brasil foi o segundo maior mercado fora da Europa, atrás apenas dos EUA, além de ser o 14º mercado mais importante para o Arquipélago da Madeira entre países emissores de turistas, subindo três posições no ranking.
Ou seja, o arquipélago registrou um crescimento de 58% no número de hóspedes brasileiros e os pernoites destes turistas aumentaram em 55% no mesmo período.
2016
7,2 MIL
HÓSPEDES
24,8 MIL
PERNOITES
17º principal mercado emissor no ranking geral de países
2019
11,4 MIL
HÓSPEDES
38,5 MIL
PERNOITES
14º principal mercado emissor no ranking geral de países
Crescimento
HÓSPEDES:
58%
PERNOITES:
55%
3 posições no ranking geral de países emissores