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CASES

Alentejo

 

O Alentejo é a maior região de Portugal e também é considerada o destino mais genuíno do país. Os turistas são atraídos para este destino por suas cidades históricas, belos vilarejos, praias intocadas, cenários impressionantes, vinícolas e vinhos premiados, gastronomia ímpar e diversos patrimônios da UNESCO.

 

Como o segmento de turismo é uma das atividades mais importantes para a economia local, a região conta com uma entidade responsável por promover o turismo na região nos mercados internacionais: a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

 

Começamos o atendimento da conta de assessoria de imprensa e relações públicas para promover o Alentejo entre os brasileiros em 2011. Os objetivos eram divulgar as atrações da região no Brasil, melhorando o posicionamento do destino e aumentando o número de visitantes.

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Desafios

 

  • Encontrar as ofertas turísticas do Alentejo com maior aderência entre os viajantes brasileiros e gerar conteúdo relevante;

  • Fortalecer o nome “Alentejo” como um destino completo;

  • Criar desejo pelo destino entre os viajantes brasileiros.

Estratégias

 

Para divulgar as atrações da região do Alentejo e seus diferenciais, utilizamos diferentes estratégias de assessoria de imprensa e relações públicas, certificando que as ações gerassem resultados positivos e ROI (Return on Investment) elevados. Entre as ações desenvolvidas estão:

 

  • Planejamento estratégico para promoção do Alentejo no Brasil;

  • Produção de press releases com temas diversos e de interesse dos viajantes;

  • Desenvolvimento de ações de relacionamento, como eventos e goodwills, com jornalistas e influenciadores digitais;

  • Acompanhamento nas principais feiras e eventos do segmento de turismo, promovendo a organização de uma agenda para os porta-vozes com a imprensa local e ações especiais no stand do destino;

  • Organização e acompanhamento de press trips;

  • Desenvolvimento e execução de parcerias com grandes marcas;

  • Atendimento proativo das demandas da imprensa.

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Resultados

 

Alentejo no Globo Repórter

Fomos responsáveis pelas negociações com a produção do programa Globo Repórter. O episódio sobre Portugal foi ao ar em 20 de abril de 2018, apresentado pela repórter e apresentadora Glória Maria. O programa teve ROI (Return on Investment) equivalente a € 1,8 milhão e gerou outras reportagens nos portais da emissora. 

 

Ação Le Postiche e Turismo do Alentejo

Lideramos uma ação em conjunto com duas grandes marcas: a Le Postiche, uma das maiores redes de lojas de malas, bolsas e acessórios para viagem no Brasil; e a TAP Air Portugal, principal companhia aérea portuguesa. Para promover a campanha de verão da Le Postiche, usamos como cenário o destino Comporta, no litoral, e Évora, principal cidade do Alentejo.

 

As influenciadores Mônica Salgado e Fabiane Gama (Loucos por Viagem) visitaram os destinos, transmitindo tudo em tempo real nas suas redes sociais. Mais de 2 milhões de seguidores foram impactados pelas publicações e a ação rendeu ainda 18 posts e 236 stories sobre a região de Portugal, com ROI (Return on Investiment) que ultrapassou os € 100 mil.

Impacto

 

Em 2011, início do atendimento da conta, o Brasil registrou 15,1 mil hóspedes brasileiros e 23,6 mil pernoites desses turistas.

 

Entre 2011 e 2019, o Alentejo obteve um aumento de 286% no número de hóspedes brasileiros, e os pernoites desses viajantes também aumentaram em 300% nesse mesmo período. Em 2019, a mais autêntica região portuguesa recebeu 58,4 mil hóspedes do Brasil, e o total de pernoites foi de 94,4 mil para esses viajantes.

2011

15,1 MIL

HÓSPEDES

23,6 MIL

PERNOITES

2020

58,4 MIL

HÓSPEDES

94,4 MIL

PERNOITES

Crescimento

HÓSPEDES:

286%

PERNOITES:

300%

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