
CASES
Alentejo
O Alentejo é a maior região de Portugal e também é considerada o destino mais genuíno do país. Os turistas são atraídos para este destino por suas cidades históricas, belos vilarejos, praias intocadas, cenários impressionantes, vinícolas e vinhos premiados, gastronomia ímpar e diversos patrimônios da UNESCO.
Como o segmento de turismo é uma das atividades mais importantes para a economia local, a região conta com uma entidade responsável por promover o turismo na região nos mercados internacionais: a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.
Começamos o atendimento da conta de assessoria de imprensa e relações públicas para promover o Alentejo entre os brasileiros em 2011. Os objetivos eram divulgar as atrações da região no Brasil, melhorando o posicionamento do destino e aumentando o número de visitantes.



Desafios
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Encontrar as ofertas turísticas do Alentejo com maior aderência entre os viajantes brasileiros e gerar conteúdo relevante;
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Fortalecer o nome “Alentejo” como um destino completo;
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Criar desejo pelo destino entre os viajantes brasileiros.
Estratégias
Para divulgar as atrações da região do Alentejo e seus diferenciais, utilizamos diferentes estratégias de assessoria de imprensa e relações públicas, certificando que as ações gerassem resultados positivos e ROI (Return on Investment) elevados. Entre as ações desenvolvidas estão:
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Planejamento estratégico para promoção do Alentejo no Brasil;
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Produção de press releases com temas diversos e de interesse dos viajantes;
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Desenvolvimento de ações de relacionamento, como eventos e goodwills, com jornalistas e influenciadores digitais;
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Acompanhamento nas principais feiras e eventos do segmento de turismo, promovendo a organização de uma agenda para os porta-vozes com a imprensa local e ações especiais no stand do destino;
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Organização e acompanhamento de press trips;
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Desenvolvimento e execução de parcerias com grandes marcas;
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Atendimento proativo das demandas da imprensa.

Resultados
Alentejo no Globo Repórter
Fomos responsáveis pelas negociações com a produção do programa Globo Repórter. O episódio sobre Portugal foi ao ar em 20 de abril de 2018, apresentado pela repórter e apresentadora Glória Maria. O programa teve ROI (Return on Investment) equivalente a € 1,8 milhão e gerou outras reportagens nos portais da emissora.
Ação Le Postiche e Turismo do Alentejo
Lideramos uma ação em conjunto com duas grandes marcas: a Le Postiche, uma das maiores redes de lojas de malas, bolsas e acessórios para viagem no Brasil; e a TAP Air Portugal, principal companhia aérea portuguesa. Para promover a campanha de verão da Le Postiche, usamos como cenário o destino Comporta, no litoral, e Évora, principal cidade do Alentejo.
As influenciadores Mônica Salgado e Fabiane Gama (Loucos por Viagem) visitaram os destinos, transmitindo tudo em tempo real nas suas redes sociais. Mais de 2 milhões de seguidores foram impactados pelas publicações e a ação rendeu ainda 18 posts e 236 stories sobre a região de Portugal, com ROI (Return on Investiment) que ultrapassou os € 100 mil.
Impacto
Em 2011, início do atendimento da conta, o Brasil registrou 15,1 mil hóspedes brasileiros e 23,6 mil pernoites desses turistas.
Entre 2011 e 2019, o Alentejo obteve um aumento de 286% no número de hóspedes brasileiros, e os pernoites desses viajantes também aumentaram em 300% nesse mesmo período. Em 2019, a mais autêntica região portuguesa recebeu 58,4 mil hóspedes do Brasil, e o total de pernoites foi de 94,4 mil para esses viajantes.
2011
15,1 MIL
HÓSPEDES
23,6 MIL
PERNOITES
2020
58,4 MIL
HÓSPEDES
94,4 MIL
PERNOITES
Crescimento
HÓSPEDES:
286%
PERNOITES:
300%