CASES
role
Arquipélago da Madeira
O Arquipélago da Madeira é um território português situado em meio ao Oceano Atlântico. Dotado de paisagens magníficas e diversas atrações, tem sua economia baseada nas atividades turísticas: o segmento representa um quarto do PIB madeirense e cerca de 17% da oferta de empregos.
Para divulgar suas atrações aos diferentes mercados e atrair viajantes ao destino, a Madeira conta com a Associação de Promoção da Madeira, órgão responsável por sua promoção turística.
O Brasil sempre foi um potencial mercado para a Madeira devido à sua ligação com Portugal. Em 2016, começamos o atendimento desta conta de assessoria de imprensa e relações públicas, com o objetivo de difundir o destino no Brasil e favorecer sua consolidação como escolha dos viajantes brasileiros em Portugal.
Desafios
-
Gerar conteúdo relevante e fortalecer o destino Madeira;
-
Mostrar ao público os diferenciais do arquipélago que possam gerar desejo de uma viagem;
-
Converter o interesse gerado em viagens, aumentando o número de visitantes provenientes do Brasil.
Estratégias
Iniciamos a estratégia em assessoria de imprensa e relações públicas para promover a divulgação do destino Madeira e corroborar o crescimento do mercado brasileiro, priorizando os resultados positivos nas mídias e ROI mais elevados. Entre as ações desenvolvidas estão:
-
Planejamento estratégico para promoção da Madeira no Brasil;
-
Produção de press releases com temas diversos e de interesse dos viajantes;
-
Interface com a imprensa, com negociações entrevistas para os porta-vozes da Associação de Promoção da Madeira;
-
Desenvolvimento de ações de relacionamento com jornalistas e influenciadores digitais;
-
Acompanhamento nas principais feiras e eventos do segmento de turismo, promovendo a organização de uma agenda para os porta-vozes com a imprensa local e ações especiais no stand do destino;
-
Organização e acompanhamento de press trips;
-
Atendimento proativo das demandas da imprensa.
Resultados
Arquipélago da Madeira no programa Globo Repórter
Iniciamos as negociações com a produção do Globo Repórter para a realização de um episódio completo sobre o Arquipélago da Madeira, organizando os temas abordados no programa, fazendo a interface com as principais fontes para as reportagens e sanando dúvidas de logística. O episódio completo sobre o destino, apresentado pela repórter Dulcinéia Novaes, foi ao ar em novembro de 2019, obtendo um ROI (Return on Investment) que superou os € 8 milhões. A ação também gerou diversas reportagens em portais de grande alcance, como o G1.com.
Influenciadores digitais na Ilha da Madeira
Fomos responsáveis pela organização e desenvolvimento de uma viagem para influenciadores digitais brasileiros em dezembro de 2019. A viagem, realizada em parceria com a companhia aérea TAP Portugal, contou com os perfis Lia Camargo, Prefiro Viajar e Destinos Imperdíveis, obtendo um ROI (Return on Investment) equivalente a € 326 mil, além de um grande alcance da audiência dos três perfis, que somados superam 1,5 milhão de seguidores no Instagram, rede social de extrema relevância para fomentar o mindset de viajantes.
Impacto
Em 2016, início do atendimento da conta, a Madeira tinha o Brasil como o seu 17º mercado emissor, registrando 24,8 mil pernoites de viajantes brasileiros e 7,2 mil hóspedes provenientes do país.
Em 2019, o Brasil foi o segundo maior mercado fora da Europa, atrás apenas dos EUA, além de ser o 13º mercado mais importante para o Arquipélago da Madeira entre países emissores de turistas, subindo três posições no ranking.
Ou seja, o arquipélago registrou um crescimento de 58% no número de hóspedes brasileiros e os pernoites destes turistas aumentaram em 55% no mesmo período.